Parece fácil, mas será que é mesmo? Quando se trata de decidir contratar um consultor imobiliário, o valor da comissão é um fator relevante que pesa na decisão. No entanto, há que considerar que, muitas vezes, as vantagens de contratar um consultor imobiliário superam os custos em grande medida.
3 razões principais para contratar um consultor imobiliário
1. Avaliação
Há casas que se vendem sozinhas, é verdade, mas isso não significa que se faça o melhor negócio. Um consultor imobiliário ajuda a definir um preço para o imóvel que permita, por um lado, despertar a atenção e os interesses certos e, por outro lado, maximizar o preço de venda. Seja pelo conhecimento da zona, do momento do mercado ou do histórico de transações há aspetos que apenas um profissional com experiência sabe incorporar na avaliação.
2. Promoção
Não há duas casas iguais e, como tal, para cada imóvel deve haver uma estratégia de venda diferenciada. Um consultor imobiliário sabe qual o perfil comprador de um determinado imóvel e anunciá-lo de acordo com essas características, valorizando determinados aspetos da casa e da zona que podem, de facto, impactar a decisão de um potencial interessado.
O consultor imobiliário ajuda com a realização de sessões fotográficas, vídeos e até sugestões de melhoria para o imóvel que vão fazer com que os potenciais compradores projetem aquela como a sua casa de sonho e apresentem uma proposta. Uma das técnicas utilizadas pelos consultores imobiliários é o home staging.
3. Acompanhamento
O consultor imobiliário acompanha todo processo de venda nas suas várias fases desde a publicação do anúncio, gestão de contactos, realização de visitas, receção de propostas, assinatura do contrato promessa compra e venda e realização da escritura, assegurando o cumprimento de prazos e entrega de toda a documentação relevante, evitando imprevistos desagradáveis.
Ainda não está convencido?
No entanto, e caso ainda considere que a experiência na avaliação, promoção e acompanhamento não são motivos suficientes para recorrer a consultoria imobiliária, lembre-se que tempo é dinheiro e o consultor imobiliário pode ajudar a poupar muito tempo. Pense, por exemplo, nas seguintes duas situações: o turismo imobiliário e a falta de capacidade financeira dos compradores.
O turista imobiliário presta pouca atenção às descrições dos anúncios e contacta para saber informações que já estão publicadas, negocia agressivamente o preço e realiza visitas ao imóvel sem grande expectativa de fechar um negócio. O serviço de filtragem destas situações por parte do consultor imobiliário pode poupar muito tempo e até várias situações desagradáveis com potenciais interessados.
Nem sempre as pessoas mais interessadas num imóvel são aquelas que efetivamente têm capacidade para o adquirir. A análise de propostas recebidas para um imóvel é essencial para que se consiga fechar o melhor negócio. O consultor imobiliário analisa a capacidade financeira dos compradores e garante que estão em condições de cumprir as suas responsabilidades, de forma atempada, até ao momento da escritura, evitando obstáculos e contratempos que podem ser prejudiciais a ambas as partes.
Se achou este artigo útil, partilhe através das suas redes sociais!