A compra da primeira casa pode ser tão entusiasmante quanto assustadora. Para que nada falhe, na hora de tomar uma das mais importantes decisões da nossa vida, há 5 aspetos fundamentais a ter em conta antes de fechar o negócio.
-
1 . Necessidade de financiamento bancário
Para a maioria de nós, a aquisição de uma casa, principalmente, quando se trata de uma primeira casa, implica recorrer a financiamento bancário. Simular é a palavra de ordem e devem ser consultadas várias instituições bancárias. Dessa forma iremos conseguir entender a que poderá oferecer as condições mais vantajosas. Este passo ajuda também a perceber qual o montante máximo de financiamento que poderá ser obtido e a estabelecer um valor máximo para a procura de casa.
-
2. Escolher a localização
A localização é um dos elementos mais importantes a ter em conta quando se trata de escolher uma casa. Uma boa localização pode facilitar a gestão da rotina diária, mas também contribuir para uma maior valorização do imóvel. A proximidade a vias centrais de acesso, transportes, escolas, comércio e serviços são aspetos muito relevantes a ter em conta na hora de comprar casa. Faça uma reflexão sobre o que mais valoriza na localização de uma casa.
-
3. Escolher as características da habitação
Não há duas pessoas iguais e não há duas casas iguais. É necessário decidir que tipo de casa queremos comprar e os aspetos que valorizamos mais. Qual a tipologia? É importante que tenha elevador? E garagem ou parqueamento? Queremos uma casa com boa exposição solar? São relevantes os materiais de construção e os eletrodomésticos com que a cozinha está equipada? Faça uma lista do que é importante e imprescindível para a sua casa, desta forma irá conseguir excluir e diminuir a lista de casas candidatas a visitar durante a procura.
-
4. Estado geral de conservação
Se é verdade que comprar uma casa nova pode ser bastante apelativo, comprar um imóvel usado pode também ter algumas vantagens. A aquisição de um imóvel usado pode permitir negociar o preço, caso seja necessária intervenção ao nível de obra, mas também permitir poder adequar a casa ao gosto pessoal.
-
5. Custos associados à aquisição e manutenção do imóvel
Há uma multiplicidade de custos a ter em conta no momento de comprar casa, tais como impostos, custos com a escritura, comissões bancárias, juros e seguros. Mas também é preciso não esquecer a mensalidade do condomínio (caso aplicável) e custos de intervenção ao nível da habitação ou prédio que se venham a revelar necessários.
Vários custos inerentes à compra de uma casa variam com a forma de como irá comprar o imóvel. Se a compra do imóvel for com capitais próprios, sem recorrer a um crédito habitação irá pagar apenas impostos e o registo.
Impostos associados à compra de uma casa
À compra de um imóvel estão associadas algumas despesas como os impostos, e é importante que se informe dos valores uma vez que o valor dos mesmos poderá variar tendo em conta inúmeros fatores do imóvel que vai adquirir.
Imposto Municipal sobre transações onerosas de imóveis – IMT
O IMT é um imposto cobrado sempre que existe uma transação financeira de compra e venda de um imóvel, este imposto é também considerado caso seja uma permuta de imóvel.
O cálculo do valor a pagar é feito da seguinte forma:
IMT = Valor de Escritura ou Valor Patrimonial Tributário (o maior) x Taxa a aplicar – Parcela a abater
Existem outros fatores a ter em conta no cálculo do IMT, como por exemplo se o imóvel foi adquirido para residência principal ou secundária.
Imposto de Selo
A somar ao IMT, o imposto de selo é outro imposto cobrado pelo estado português na aquisição de um imóvel. A taxa deste imposto é cerca de 0,8% sobre o valor definido na escritura.
Imposto municipal sobre imóveis
O imposto municipal sobre imóveis é pago por todos aqueles que são proprietários de um imóvel à câmara municipal, anualmente. Este imposto varia consoante o valor do imóvel e o município onde está inserido.
Pode consultar aqui a taxa de IMI cobrada por cada município.
O cálculo do valor de IMI a pagar é feito da seguinte forma:
IMI = Taxa de IMI x Valor Patrimonial Tributário
AIMI – Adicional ao IMI
Este imposto como o seu próprio nome indica é um imposto adicional ao IMI, pago anualmente, geralmente em setembro. Este imposto acresce ao IMI quando o valor patrimonial tributário de pessoas singulares ou coletivas é superior a 600 mil euros.
A estes três ou quatro impostos temos de acrescentar seguros, manutenção do imóvel entre outros encargos. No entanto no caso de ter de recorrer a um crédito habitação existem outros encargos que tem de ter em consideração e contabilizar:
Comissões e encargos bancários, seguro de vida, seguro multirriscos e para além do imposto selo sobre a compra tem de adicionar o imposto de selo sobre o valor que lhe for financiado.
São muitos os aspetos a ter em consideração na aquisição da primeira habitação. Perguntar e tirar todas as dúvidas é fundamental para tomar uma decisão consciente e informada. Não deixe de colocar as suas dúvidas ao seu consultor imobiliário que está a intermediar a venda do imóvel ou ao proprietário, ao banco que vai conceder o financiamento bancário, ao condomínio e até vizinhos caso seja necessário. A compra da primeira casa é uma decisão demasiado importante para que fiquem dúvidas por esclarecer.
Gostou destas dicas? Partilhe estas 5 dicas com quem está à procura de casa.