No processo de compra ou venda de um imóvel, normalmente quem vende pretende concretizar a venda rapidamente, ou até mesmo arrendar. Quem compra, ou quem arrenda, gosta de escolher muito bem, olhar para os pormenores, detalhes o que pode demorar todo o processo.
A decoração é um dos fatores de decisão, para além da tipologia do imóvel, se as áreas são espaçosas, o estado em que se encontra o imóvel, etc. Já todos sabemos que é necessário arrumar a casa, apresentá-la limpa, com luz, ou seja, o senso comum tem já certas orientações. No entanto mundo do imobiliário trouxe-nos um novo conceito, o Home Staging.
Home Staging significa preparar o imóvel de forma que fique o mais atraente possível para ser vendido ou arrendado. Portanto, já não chega apresentar um imóvel arrumado e decorado. É necessário muito mais que isso. Os especialistas dizem que resulta!
Este conceito inglês tem como objetivo transformar o imóvel para que fique o mais atrativo possível a quem o pretende comprar ou arrendar. Outro dado interessante, é o facto desta técnica não obrigar a despender de muito dinheiro.
Alguns fundamentos do Home Staging
Não personalize demasiado
Ter a decoração do imóvel a seu gosto, ou seja, estar bastante personalizada pode não ser a melhor opção. Porque o que é bonito ou confortável para si, pode não o ser para quem procura casa. Mas se apresentar um imóvel de forma mais neutra, ou seja, sem os seus bens pessoais, por exemplo, já será mais fácil para quem procura casa imaginar-se nela.
A importância das cores
Aqui também se aplica o princípio da neutralidade. Apresentar divisões com cores fortes, bastante carregadas, como o vermelho ou preto ou verde não é o melhor caminho. Se a casa estiver com cores mais leves, como o branco ou cinzento, são opções mais neutras e aceites mais facilmente.
Não “inunde” a casa com móveis
Este é outro “truque” que não pode ser deixado ao acaso. Muitas das vezes ocupamos a casa com muita mobília o que deixa muito pouco espaço livre nas divisões. Quando receber visitas para arrendar ou vender, quem lá entra pela primeira vez pode muito bem pensar que as divisões são pequenas, porque estão com muitos móveis ou até sofás grandes. Liberte o espaço, minimize e deixe a imaginação de quem visita para arrendar ou comprar, fluir.
Minimize
Outra atitude que deve tomar é retirar vários objetos que tem em casa. Retire o que tenha em excesso e organize os objetos que ficam, por exemplo, na cozinha, na sala e no quarto. Neste caso, com tudo arrumado e reduzido ao essencial, vai permitir que o cliente sinta que a casa tem muito espaço.
A técnica Home Staging não é propriamente design nem fazer uma decoração da casa. É muito mais que isso. Tem como objetivo criar certos ambientes, não tão personalizados como os que criamos para nós mesmos, mas mostrar a utilidade da casa, das divisões e dar espaço a que quem os visita possa imaginar como colocá-lo a seu gosto.
A técnica de Home Staging, para além de minimizar e apresentar opções neutras, mostra tendências.
Uma das referências mundiais que dita tendências, é a marca Pantone. E para 2022, esta marca aposta quer nas cores tradicionais, quer nas cores que permitem diversificar numa mistura de conforto e familiaridade.
As cinco principais cores clássicas são a Snow White, Perfectly Pale, Basil, Northern Droplet e Poppy Seed. Já nas cores que vão ajudar a mexer com as tendências, tem 10 cores por onde escolher para a Primavera / Verão. Depois de um ano e meio de isolamento, a tendência agora é de experimentar novas decorações e com cores diferentes. Acabar com o ambiente que tínhamos em casa e que para muitos marcou bastante. Os tons pastéis suaves Spun Sugar e Gossamer Pink Lideram a palete da Pantone 2022, mas há mais como tons mais vibrantes e com ambição, como são os casos do rosa-choque Innuendo e o Skydiver azul forte. A estas cores juntam-se também Daffodil, Glacier Lake, Harbor Blue, Coca Mocha, Dahlia e Poinciana. Prontas para fazerem as delícias de qualquer habitação.
Partilhe este artigo e ajude os seus familiares e amigos a venderem ou arrendarem o imóvel mais rápido do que o esperado.