Viver com pouco, de forma sustentável e em contacto com a natureza. Digamos que estas são as premissas para quem pretende ter uma Tiny House. No fundo, são pequenas casas, são móveis, ou seja, podem estar em qualquer lugar, mesmo nos lugares onde as casas convencionais não se podem erguer.
Podemos dizer que a Tiny House é um movimento que nasceu nos Estados Unidos e hoje está espalhado um pouco por todo o mundo. Foi no ano de 2008 que tudo aconteceu, depois da grande crise económica. Por conseguinte, começaram a ser construídas moradias pequenas, ou seja, Tiny House. Moradias ou casas de madeira, simples e que originam uma vida… simples, ou pelo menos é esse o conceito.
E porque é que está inserida numa política de sustentabilidade? Tem no máximo 40 m2, possui um estilo minimalista, funciona uma política de recursos e baixa produção de resíduos para a sua construção.
5 Vantagens de uma Tiny House
-
Sustentabilidade no estilo de vida e na construção da casa
Como vimos inicialmente, a construção da casa é feita de uma forma sustentável, assim como o estilo de vida, na maior parte das vezes em contacto com a natureza.
-
Rápida construção
Dependendo do modelo, pode levar três meses a construir totalmente uma tiny house. Portanto, comparado com uma casa tradicional, é muito mais rápida a construção.
-
Fácil movimentação
Existem modelos de tiny houses que têm rodas, são os chamados modelos móveis. Principalmente esses, permitem uma liberdade de movimentação muito grande.
-
Menor Custo
Os custos para manter a casa depois de pronta são bem baixos. O que lhe permite poupar bastante dinheiro. Caso não tenho o dinheiro total disponível para uma casa tradicional irá acabar por contrair um crédito habitação, com uma tiny house, isso não irá acontecer porque o preço é bem mais baixo (cerca de 19 mil euros para uma casa pequena sem custo de envio).
-
Qualidade de vida
É fácil de ver. Com custos reduzidos, quer para construir, quer para manter, a sua vida pode ganhar qualidade. Gasta as economias no que realmente importa. Para além do valor monetário que poupa, há ainda o estilo de vida que já falamos um pouco sobre isso anteriormente. Sempre que queira, estará em contacto com a natureza e sempre de forma sustentável.
O conceito da Tiny House é bastante diferente do tradicional, dando-lhe assim mais liberdade. Partilhe este artigo com os seus amigos, colegas e familiares.